Pular para o conteúdo principal

Até logo, instagram!

Em 2020, resolvi reviver este blog após passar por muitas questões. Então, voltei, aos poucos, a escrever por aqui. No ano passado, passei por mais problemas e, em setembro, criei coragem para falar sobre isso. Mas, desde então, nunca mais voltei aqui. Porém, já há algumas semanas tenho sentido a vontade de sentar e escrever sobre os muitos pensamentos e sentimentos que têm me rondado ultimamente. O problema é que eu não criava coragem para o fazer. Do fim do ano até agora, estive muito ocupada com as minhas obrigações profissionais e acadêmicas e, em seguida, me senti estafada. Ainda estou um pouco. E, no fim das contas, foi isso que me motivou a sentar em frente uma página em branco do blogger e começar a digitar este texto. Há pouco menos que uma semana, mais exatamente na segunda-feira, dia 14/02, eu me senti exausta, o que não fazia sentido algum, já que era uma segunda-feira e eu faço de tudo para ter os fins de semana livres (é raríssimo me ver estudando ou trabalhando nesses dias). Foi assim que percebi que algo não estava certo. Lógico, eu trabalhei em escola, dei aulas particulares, fiz disciplinas da minha segunda habilitação na faculdade e tive problemas familiares em 2021 (e em 2020 também), além disso, no fim de 2021, me enfiei num processo seletivo. Mas era algo além disso. Eu estava emocional e espiritualmente esgotada. Por isso, desinstalei o instagram do meu celular. Veja bem: eu não parei de acessá-lo 100%, uma vez que ainda me atualizo por alguns minutos via computador. Só que o número de vezes que o abro e o tempo que fico lá diminuíram drasticamente, até porque todos sabemos que a plataforma foi desenvolvida para ser viciante como app e, no chrome, ela não fica tão bacana assim... E qual é o meu problema com o instagram em si? Bom... no fim de 2019, eu criei uma conta "profissional", para compartilhar coisas relativas ao meu trabalho enquanto professora (dicas, informações, conteúdo) e para falar sobre literatura e, desde então, tenho sentido a obrigação de aparecer e estar presente para não perder engajamento. O ponto é que o instagram não me rende dinheiro e, apesar de eu conseguir alguns alunos por ali, não é a minha fonte principal. Ademais, eu não pretendo (nem quero) viver de mídias sociais. Eu quero trabalhar na minha área: como professora mesmo ou revisora ou no mercado editorial, que seja, mas na minha área. Mas, com esse sentimento de obrigação, eu passei a usar menos as redes sociais (ficar menos tempo etc), porém passei a usá-las de uma forma muito mais desgastante: eu PRECISAVA postar, eu PRECISAVA produzir conteúdo, eu PRECISAVA mostrar que estava sendo produtiva. Assim, embora ficasse menos tempo nas redes sociais, o tempo que eu passava ali era voltado para uma cobrança interna absurda. E o meu emocional estava por um fio em 2020 e, no ano passado, nem por um fio ele estava mais... O que eu não esperava era que, desde segunda, quando desinstalei o instagram e decidi usá-lo só pelo computador, eu me sentiria tão bem. Eu já tentei desinstalar o app outras vezes e, no dia seguinte, eu reinstalava. Mas agora não. Agora, eu estou muito bem sem ele. E foi por isso que eu senti falta de escrever de forma longa, lenta e profunda sobre algo que eu estava sentindo há tanto tempo. Não fazia sentido eu falar sobre esse sentimento na plataforma do instagram, afinal ele era o grande problema. E poder escrever muitos e muitos e muitos caracteres, sem me restringir ao número que o Zuckerberg me obriga nem me preocupar que não lerão a legenda, afinal "é uma rede social de fotos e vídeos", é LIBERTADOR! Pode ser que NINGUÉM leia esse texto, mas no fim das contas EU NEM LIGO. Eu decidi que, para 2022, quero alimentar mais minha criatividade, cultivar hábitos que façam com que eu me sinta bem comigo mesma, ter mais tempo de qualidade com as pessoas que amo, consumir apenas conteúdos que me motivem a ser melhor versão de mim mesma e estar mais consciente do momento presente e daquilo que realmente importa. E, sem dúvidas, para isso, estar mais distante das mídias sociais (especialmente do instagram) é o primeiro passo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medo do mar

Desde criança, sempre tive medo do mar. Toda vez que minha família decidia viajar para uma cidade com praia, eu ficava desesperada. Ninguém nunca entendeu, afinal que criança não gosta do mar? Brincar na areia, tudo bem, mas entrar na água me deixava um pouco em pânico. Quando chegava na praia, todos os meus primos iam para a água correndo e eu ficava lá na areia, sentada, observando tudo e construindo e destruindo meus castelos de areia, que mais pareciam uma metáfora de como eu me sentia com relação ao mar, quando eu o construía, representava minha coragem em ir até a água, mas era só a água molhá-lo um pouquinho e a coragem desmoronava. Ao chegar na adolescência, desisti de ir à praia, afinal, o que eu faria lá? Mas a família nunca entende, então tive que ir muitas vezes ainda. Ficava sentada, embaixo de uma sombrinha, lendo um livro qualquer ou então colocava várias músicas no MP3 e fazia dos fones meus melhores amigos. Depois de um mês de férias na praia, decidi que teria qu

Quando é pra ser...

Sempre li muitos contos de fadas e acreditava que a vida poderia ser como eles. Mas estava enganada. A vida não é tão simples como estas histórias. Os livros que li falavam de amor como se fosse um sentimento qualquer, como tristeza e agonia. Mas o Amor não devia ser tratado desta forma, afinal talvez fosse o sentimento mais complexo e profundo que qualquer ser, humano ou não, pode sentir. Achei que, quando encontrasse o amor da minha vida, seria simples como Cinderela ou Rapunzel, mas a vida não é tão fácil assim, não é mesmo? Então encontrei você. Era óbvio que era o amor da minha vida, afinal era o melhor amigo que eu poderia escolher, a melhor pessoa para dividir histórias, risadas, brigadeiros e, até mesmo, as dolorosas lágrimas, que insistiam tanto em cair de meus olhos. Me deixei levar pelas histórias e gostos parecidos, pelo seu sorriso e sua covinha, maldita covinha! E você, aparentemente, se deixou levar também, apesar de saber que estávamos em momentos tão distintos

Carta a 2015

Juiz de Fora, 31 de dezembro de 2015. Caro ano que chega ao fim, sei que muitos andam por aí dando graças a todas as divindades por você estar indo embora. Mas aqui estou para agradecer-lhe por cada mês, semana, dia, hora, minuto, segundo e milésimo de segundo... Não, não foi um ano fácil, daqueles que consideramos perfeitos, mas foi um ano de metamorfoses, transformações, começos e REcomeços. Quero agradecer por cada um dos aprendizados trazidos em meio a tantas tribulações. O ano começou e, logo de cara, me trouxe a tão esperada novidade: uma vaga em uma universidade federal! Pouco depois, um emprego bateu em minha porta. E foi a partir daí que decidi que não me relacionaria com ninguém, não criaria nenhum laço afetivo, pois as minhas vidas acadêmica e profissional deveriam vir em primeiro lugar e eu não teria tempo para dividi-las com mais ninguém além dos meus familiares e amigos. Projetos acadêmicos, profissionais e pessoais foram surgindo, e minha vida ficou mais atarefada