Pular para o conteúdo principal

la regeneración post mortem

la regeneración post mortem, por Bárbara Silva (2021)

"la regeneración post mortem" foi minha primeira colagem. no dia 27 de agosto, senti a necessidade de me expressar de alguma forma diferente da habitual, que é a escrita, então iniciei o processo de tentar produzir colagens. essa foi a primeira que fiz. sentei e fiz. simples assim, foi natural, processual. dei uma olhada em algumas colagens na internet e simplesmente coloquei na página em branco tudo aquilo que eu precisava colocar: as cores, os símbolos, a inspiração foram sendo construídas naturalmente.

a inspiração para essa colagem veio das minhas dores e perdas do ano passado. em 2020, minha avó, a matriarca de minha família, se foi, vítima do câncer. poucos meses depois, minha coelhinha de estimação mais velha, que estava comigo desde minha adolescência, também se foi, vítima da passagem do tempo. 

passar por essas perdas fez com que eu repensasse não só minha rotina e minhas prioridades atuais, mas também revisse tudo o que eu tenho como metas e objetivos futuros. eu comecei a me (re)conhecer, eu fiz da morte um momento para renascer, para refletir e para recriar. é a natureza da vida-morte-vida. eu dei um espaço na minha mente e no meu coração para enxergar a morte de uma forma diferente daquela que eu estava acostumada anteriormente. daí a inspiração para a colagem. minhas escolhas não foram premeditadas, porém foram devidamente inspiradas. 

o uso das cores fortes, para mim, representam a força da vida, a energia nova retirada sabe-se lá de onde para encarar o mundo. o laranja, principalmente, é a cor que representa a energia. Frida Kahlo, um grande modelo de mulher latino-americana, com garra, que defendia seus ideais e que mais do que ninguém precisou se recriar inúmeras vezes enquanto artista, enquanto ser político e enquanto mulher. a frase escolhida inclusive representa justamente um dos renascimentos de Frida. a borboleta simboliza a regeneração, o renascimento. e la flor de muerto ou cempasúchil (ou os cravos-de-defunto) é o caminho que une a vida e a morte. 

mas eu não esperava postá-la nas circunstâncias atuais. no dia 31 de agosto, minha tia, que vivia com minha avó, também veio a falecer. é difícil mensurar a dor que cerca minha família nesse momento. a perda de duas pessoas tão próximas e queridas com pouco mais de um ano separando as duas perdas. é impossível mensurar o caos que a perda de minha avó, de minha coelhinha e de minha tia, em seguida, criaram em meu coração, em minha mente e em minha alma.

hoje é o sétimo dia da morte de minha tia e, mais uma vez, me vejo buscando o renascimento e a regeneração post mortem. ainda dói, muito, contudo eu sei o ressurgimento é possível e ele nos ensina o que deve, verdadeiramente, ser priorizado e nos mostra aquilo que realmente importa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medo do mar

Desde criança, sempre tive medo do mar. Toda vez que minha família decidia viajar para uma cidade com praia, eu ficava desesperada. Ninguém nunca entendeu, afinal que criança não gosta do mar? Brincar na areia, tudo bem, mas entrar na água me deixava um pouco em pânico. Quando chegava na praia, todos os meus primos iam para a água correndo e eu ficava lá na areia, sentada, observando tudo e construindo e destruindo meus castelos de areia, que mais pareciam uma metáfora de como eu me sentia com relação ao mar, quando eu o construía, representava minha coragem em ir até a água, mas era só a água molhá-lo um pouquinho e a coragem desmoronava. Ao chegar na adolescência, desisti de ir à praia, afinal, o que eu faria lá? Mas a família nunca entende, então tive que ir muitas vezes ainda. Ficava sentada, embaixo de uma sombrinha, lendo um livro qualquer ou então colocava várias músicas no MP3 e fazia dos fones meus melhores amigos. Depois de um mês de férias na praia, decidi que teria qu

Quando é pra ser...

Sempre li muitos contos de fadas e acreditava que a vida poderia ser como eles. Mas estava enganada. A vida não é tão simples como estas histórias. Os livros que li falavam de amor como se fosse um sentimento qualquer, como tristeza e agonia. Mas o Amor não devia ser tratado desta forma, afinal talvez fosse o sentimento mais complexo e profundo que qualquer ser, humano ou não, pode sentir. Achei que, quando encontrasse o amor da minha vida, seria simples como Cinderela ou Rapunzel, mas a vida não é tão fácil assim, não é mesmo? Então encontrei você. Era óbvio que era o amor da minha vida, afinal era o melhor amigo que eu poderia escolher, a melhor pessoa para dividir histórias, risadas, brigadeiros e, até mesmo, as dolorosas lágrimas, que insistiam tanto em cair de meus olhos. Me deixei levar pelas histórias e gostos parecidos, pelo seu sorriso e sua covinha, maldita covinha! E você, aparentemente, se deixou levar também, apesar de saber que estávamos em momentos tão distintos

Carta a 2015

Juiz de Fora, 31 de dezembro de 2015. Caro ano que chega ao fim, sei que muitos andam por aí dando graças a todas as divindades por você estar indo embora. Mas aqui estou para agradecer-lhe por cada mês, semana, dia, hora, minuto, segundo e milésimo de segundo... Não, não foi um ano fácil, daqueles que consideramos perfeitos, mas foi um ano de metamorfoses, transformações, começos e REcomeços. Quero agradecer por cada um dos aprendizados trazidos em meio a tantas tribulações. O ano começou e, logo de cara, me trouxe a tão esperada novidade: uma vaga em uma universidade federal! Pouco depois, um emprego bateu em minha porta. E foi a partir daí que decidi que não me relacionaria com ninguém, não criaria nenhum laço afetivo, pois as minhas vidas acadêmica e profissional deveriam vir em primeiro lugar e eu não teria tempo para dividi-las com mais ninguém além dos meus familiares e amigos. Projetos acadêmicos, profissionais e pessoais foram surgindo, e minha vida ficou mais atarefada