Pular para o conteúdo principal

A gente chegou um dia a acreditar que tudo era pra sempre...

Quando estamos juntos com alguém, começamos a criar um universo paralelo no qual só os dois habitam, criamos uma realidade que, para os dois, seria a história de vida perfeita.
Depois de anos morando com a mesma pessoa, cria-se um sentimento de dependência fora do normal. É como se sua vida não fizesse sentido caso essa pessoa não estivesse contigo. As coisas comuns perdem a graça, porque no fim do dia você não vai poder compartilhá-las com quem gostaria.
Quando resolve-se morar junto com outra pessoa, a intenção inicial é de que seja para sempre, afinal, se não fosse, por que moraríamos juntos? O problema é que nem sempre é, pois, muitas vezes, quando se mora junto é por causa de uma viagem, um intercâmbio, uma viagem rápida com a pessoa, entre outros motivos, sendo todos passageiros. E, sendo esse o caso, pode preparar-se, pois o fim chega rápido, até demais.
Digo isto por experiência própria... uma vez, fiz intercâmbio para a França e dividi um apartamento com um amigo (até então, era isso). Moramos um ano juntos, fazíamos tudo juntos, com exceção ao banho. E, então, as pessoas começaram a nos tratar como se fôssemos namorados, mas, até aí, não existia nada entre nós (já tínhamos ficado algumas vezes, é verdade, mas isso é normal quando se tem 15 anos. Agora, com 18, não era tão simples assim).
Depois de alguns meses morando juntos, fomos a uma festa e acabei ficando com um garoto, um dos nossos amigos franceses. Quando chegamos em casa, aconteceu algo que eu jamais esperaria... uma discussão. Discussão? Não, era mais uma briga mesmo. Uma confusão gigantesca, uma crise, um terremoto na nossa amizade. E, pela primeira vez, percebi que aquilo podia ser ciúmes. Mas... Será?
Podia ser apenas impressão minha, talvez fosse prepotência demais achar que havia um certo interesse na nossa relação de amizade. Afinal, amigos também sentem ciúmes, né? Mas, depois daquilo, nossa amizade jamais foi a mesma, porque não sabíamos bem o que aquilo significava.
Depois de mais alguns meses morando em Paris, fomos a outra festa e, depois de alguns vinhos e cervejas, aconteceu um tipo de declaração, se é que posso chamar assim. Daquele dia em diante, ficamos juntos, realmente JUNTOS, no sentido mais profundo que essa palavra pode assumir.
Mas nem tudo são flores e, assim, terminou nosso intercâmbio e já era hora de voltar ao nosso país de origem, querido Brasil. Nenhum dos dois queríamos e isso sim era bizarro, já que ambos sempre tínhamos sido nacionalistas e amávamos o país. O problema era as consequências que isso acarretava, voltar ao Brasil significava voltar a morar separados e só nos vermos aos fins de semana. Não sabíamos mais como era isso e como sobreviveríamos.
Quando desembarcamos do avião, aconteceu a primeira separação: ele foi encontrar a família dele e eu fui para a minha. Depois disso, toda semana, é exatamente isso o que acontece todo domingo a noite: temos que voltar para a merda da realidade, longe um do outro.
Já devíamos estar acostumados, mas, a cada vez que isso acontece, sofremos da mesma forma, é como se arrancassem uma parte de mim, é como se tirassem o meu equilíbrio, como se tirassem o oxigênio presente no ar... A pior parte disso é ficar revivendo essas lembranças, em casa, trancada no quarto, ouvindo a Cássia Eller cantar "mas nada vai conseguir mudar o que ficou, quando penso alguém só penso em você e, aí então, estamos bem. Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está, nem desistir nem tentar, agora, tanto faz. Estamos indo de volta pra casa..." e perceber que isso retrata, exatamente, cada momento das nossas vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medo do mar

Desde criança, sempre tive medo do mar. Toda vez que minha família decidia viajar para uma cidade com praia, eu ficava desesperada. Ninguém nunca entendeu, afinal que criança não gosta do mar? Brincar na areia, tudo bem, mas entrar na água me deixava um pouco em pânico. Quando chegava na praia, todos os meus primos iam para a água correndo e eu ficava lá na areia, sentada, observando tudo e construindo e destruindo meus castelos de areia, que mais pareciam uma metáfora de como eu me sentia com relação ao mar, quando eu o construía, representava minha coragem em ir até a água, mas era só a água molhá-lo um pouquinho e a coragem desmoronava. Ao chegar na adolescência, desisti de ir à praia, afinal, o que eu faria lá? Mas a família nunca entende, então tive que ir muitas vezes ainda. Ficava sentada, embaixo de uma sombrinha, lendo um livro qualquer ou então colocava várias músicas no MP3 e fazia dos fones meus melhores amigos. Depois de um mês de férias na praia, decidi que teria qu

Quando é pra ser...

Sempre li muitos contos de fadas e acreditava que a vida poderia ser como eles. Mas estava enganada. A vida não é tão simples como estas histórias. Os livros que li falavam de amor como se fosse um sentimento qualquer, como tristeza e agonia. Mas o Amor não devia ser tratado desta forma, afinal talvez fosse o sentimento mais complexo e profundo que qualquer ser, humano ou não, pode sentir. Achei que, quando encontrasse o amor da minha vida, seria simples como Cinderela ou Rapunzel, mas a vida não é tão fácil assim, não é mesmo? Então encontrei você. Era óbvio que era o amor da minha vida, afinal era o melhor amigo que eu poderia escolher, a melhor pessoa para dividir histórias, risadas, brigadeiros e, até mesmo, as dolorosas lágrimas, que insistiam tanto em cair de meus olhos. Me deixei levar pelas histórias e gostos parecidos, pelo seu sorriso e sua covinha, maldita covinha! E você, aparentemente, se deixou levar também, apesar de saber que estávamos em momentos tão distintos

Carta a 2015

Juiz de Fora, 31 de dezembro de 2015. Caro ano que chega ao fim, sei que muitos andam por aí dando graças a todas as divindades por você estar indo embora. Mas aqui estou para agradecer-lhe por cada mês, semana, dia, hora, minuto, segundo e milésimo de segundo... Não, não foi um ano fácil, daqueles que consideramos perfeitos, mas foi um ano de metamorfoses, transformações, começos e REcomeços. Quero agradecer por cada um dos aprendizados trazidos em meio a tantas tribulações. O ano começou e, logo de cara, me trouxe a tão esperada novidade: uma vaga em uma universidade federal! Pouco depois, um emprego bateu em minha porta. E foi a partir daí que decidi que não me relacionaria com ninguém, não criaria nenhum laço afetivo, pois as minhas vidas acadêmica e profissional deveriam vir em primeiro lugar e eu não teria tempo para dividi-las com mais ninguém além dos meus familiares e amigos. Projetos acadêmicos, profissionais e pessoais foram surgindo, e minha vida ficou mais atarefada